Caravana leva oficina de ciências a alunos de Arapiraca, Delmiro e Santana

25/04/2016 16:36

Caravana leva oficina de ciências a alunos de Arapiraca, Delmiro e Santana

A premiada Caravana Itinerante de Ciência e Tecnologia de Alagoas, coordenada pela mestra em física e doutora em educação, Lenilda Austrilino, coloca novamente o pé na estrada para levar conhecimento científico, através de oficinas e exposições, de maneira fácil e atrativa a estudantes, e comunidade em geral, começando por Arapiraca, passando por Delmiro Gouveia e concluindo esta etapa em Santana do Ipanema.
 
A partir desta terça-feira (26) a caravana desembarca na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) de Arapiraca; dia 27 chega a Delmiro Gouveia, onde expõe seus trabalhos na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e dia 28 na Uneal de Santana do Ipanema.
 
As oficinas acontecem a partir das 14h e se estendem até às 22h. As atividades tiveram início em Maceió, ainda em outubro de 2015, seguiram para União dos Palmares, compondo a programação da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia.
 
Vencedora do prêmio Talento Brasileiro por inovação educacional, a Caravana, por onde passa, desperta a curiosidade científica, promove interatividade e conhecimento e instiga, de maneira divertida, leve, o gosto pela ciência.
 
Cerca de 20 oficinas, como as de física, química, biologia e matemática são realizadas por cerca de 35 estudantes e professores universitários, além de professores das redes públicas e alunos do Ensino Médio. Elas são destinadas a discentes do ensino fundamental, médio e universitário.
 
Diante da realidade em que se vive hoje, quando até crianças têm acesso à tecnologia digital, o fazer educacional parece, cada vez mais, precisar de suportes complementares para despertar o interesse dos estudantes. As oficinas, parece, vir cumprir este papel.
 
Além das Sessões do Planetário, que fazem o maior sucesso, a novidade desta etapa fica por conta do lançamento de foguetes e Varal de Poesias. É fácil de se aprender através das  oficinas, eis que tudo acontece na prática: reações químicas que causam pequenas combustões, luz que acende ao se pedalar uma bicicleta, o universo refletido no teto do planetário inflável. São algumas das atrações desse evento que há mais de uma década atrai o público e que está percorrendo os municípios de Alagoas.
 
Os eventos contam com o apoio de professores da Ufal e da Uneal do interior, que ajudam a divulgar e articular a participação de alunos e comunidades nos eventos científicos.

Voltar

Contato

Jovem News
São Paulo
São Paulo, Brasil

+55 (82) 9809-5017

© 2017 Todos os direitos reservados.

Make a free website

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!